O governador Jerônimo Rodrigues anunciou na manhã desta terça-feira (07) que a tarifa do metrô de Salvador será reajustada após cerca de quatro anos sem alterações. O petista apontou os cortes de linhas de ônibus pela prefeitura como fator que impacta diretamente no funcionamento do metrô.
“Nós tivemos uma perda muito grande de linhas que foram cortadas e suspensas no sistema público municipal, isso inclusive dificulta a vida do metrô funcionar. Haverá [reajuste], mas [com] o rigor da gente poder ter o respeito às taxas e as correções de inflação, e o que diferencia basicamente é a qualidade do serviço”, afirmou Jerônimo.
O último aumento ocorreu em 2019, quando a tarifa subiu 5,1%, com um acréscimo de R$ 0,20, passando a custar R$ 4,10. “Deverá sim ter uma correção na taxa do serviço de metrô, mas o que diferencia do transporte coletivo de Salvador é a qualidade do serviço e a presença em bairros”, elogiou.
O político destacou que o reajuste será definido com base em critérios técnicos, levando em consideração a inflação acumulada e o impacto nas contas públicas. O valor será discutido em uma reunião, na próxima sexta-feira (10), com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).
Por Informe Baiano