Os novos médicos residentes que irão atuar no Hospital Municipal de Salvador (HMS) foram acolhidos nesta segunda-feira (10) na unidade, localizada em Boca da Mata. Os profissionais estarão divididos em seis especialidades, aprimorando conhecimentos e exercendo suas funções de forma supervisionada.
Este ano, a Anestesiologia passou a integrar o programa de Residência Médica do HMS, somando-se às outras cinco especialidades já oferecidas:
✅ Clínica Médica
✅ Cirurgia Geral
✅ Medicina de Emergência
✅ Pediatria
✅ Medicina Intensiva
O Secretário Municipal da Saúde (SMS), Rodrigo Alves, esteve presente na solenidade e celebrou a chegada dos novos profissionais. “Ficamos felizes por vocês terem escolhido o HMS para mais esse passo na carreira. Vamos continuar investindo neste hospital para ampliar o incentivo à educação e qualificar ainda mais os atendimentos prestados à população”, afirmou.
Criado em 2019, o programa de Residência Médica do HMS já formou 40 especialistas. Além disso, a unidade também é referência para internato médico, com 1,1 mil vagas ofertadas no último ano.
A gerente médica do HMS, Priscila Carvalho, destacou a importância da formação dos novos residentes. “Aqui, eles não só adquirem competências técnicas, mas também desenvolvem habilidades comportamentais e de gestão, tornando-se profissionais capacitados para atuar com excelência”, disse.
Para o diretor do HMS, Gustavo Mettig, a qualidade da formação reflete diretamente no serviço oferecido à população. “Nos alegra ver profissionais que passaram pelo internato retornarem como médicos residentes. Isso mostra o quanto o hospital acolhe e forma profissionais de qualidade”, ressaltou.
Sobre o HMS
O Hospital Municipal de Salvador foi inaugurado em 2018 e é administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, atendendo exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 220 leitos, sendo 40 de UTI, além de um moderno parque de bioimagem, onde são realizados exames como ressonância e tomografia computadorizada, endoscopias e colonoscopias.
🔹 Com essa nova turma, a formação de profissionais qualificados segue fortalecendo a saúde pública de Salvador!