A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) publicou na última quinta-feira (15), no Diário Oficial do Estado, a abertura de um processo licitatório para contratação de uma empresa especializada em engenharia civil com objetivo de reformar o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, localizado em Salvador. De acordo com apuração do Bahia Notícias, o investimento estimado pela área técnica da autarquia é de R$ 5,2 milhões.
Conforme o Aviso de Licitação nº 004/2025, o certame será realizado por meio de concorrência presencial do tipo menor preço, com sessão pública marcada para o dia 6 de junho de 2025, às 10h, por videoconferência. A participação será remota, mas os envelopes contendo os documentos de credenciamento, proposta de preços e habilitação deverão ser entregues presencialmente até as 12h do dia 4 de junho, na sede da Comissão de Licitação da Sudesb, situada na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), nº 159, 3º andar, em Salvador.
Foto: Carol Garcia/GOVBA
Segundo o aviso, os interessados devem apresentar os envelopes “na forma prevista no instrumento convocatório, em envelopes separados, lacrados e rubricados no fecho”. A publicação é assinada por Osvan Rodrigo dos Santos Ramos, presidente da Comissão de Contratação da Sudesb.
A intervenção planejada prevê a recuperação da área externa, implantação de um novo sistema de drenagem, requalificação das áreas internas de uso coletivo e administrativo, além da recuperação das arquibancadas, da área de jogo e da cobertura metálica. Também está prevista a reforma do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), implantação do sistema de iluminação em LED, do sistema de sonorização, do sistema de proteção e combate a incêndio, além de pintura geral e adequação da área de carga e descarga para remoção de entulhos.
“Após mais de uma década de uso, o equipamento já vinha enfrentando o desgaste natural do tempo. Assim, nossa área técnica identificou necessidade da intervenção e dos serviços que estão sendo agora licitados. Após assinatura do contrato com a empresa que vencer o certame, serão seis meses para conclusão da obra”, informou Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.
A praça esportiva foi idealizada para receber diversas modalidades olímpicas e paralímpicas, como basquete, vôlei, handebol, futsal, jiu-jitsu e judô. Atualmente, é a casa da equipe de basquete do Esporte Clube Vitória, que disputa a Liga Ouro, divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), principal competição da modalidade no país.
Foto: Divulgação/Esporte Clube Vitória
Em contato com a reportagem do Bahia Notícias, o diretor de basquete do Leão, Augusto Britto, comemorou a perspectiva da reforma, mas destacou que a estrutura atual do equipamento apresenta sérios problemas, que vão além da estética.