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VLT de Salvador: primeiros trens chegam à capital e são apresentados na Avenida Paralela

Os primeiros trens do Veículo Leve de Transporte (VLT) de Salvador chegaram à capital baiana nesta quarta-feira (3) e já estão sendo exibidos ao público na Avenida Paralela. A apresentação foi feita por uma comitiva do Governo do Estado, que destacou o avanço do projeto de mobilidade considerado um dos maiores da Bahia nos últimos anos.

A composição trazida para Salvador é formada por sete módulos e chegou dois dias antes do previsto pela equipe técnica responsável pelo transporte. O investimento total no novo modal é de R$ 5,4 bilhões.

40 km de trilhos, 42 paradas e três grandes trechos

O sistema do VLT contará com 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídas em três trechos:

Trecho 1 – Comércio a Ilha de São João
Trecho 2 – Paripe a Águas Claras
Trecho 3 – Águas Claras a Piatã

As obras incluem drenagem e macrodrenagem, construção de encostas, implantação de iluminação e intervenções urbanísticas. A conclusão está prevista para 2028.

Testes começam em 2026

O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que os primeiros testes técnicos do VLT devem começar no início de 2026.

“Em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte. Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque”, disse o governador.

Do monotrilho ao VLT: o que mudou?

O projeto original, aprovado em 2018, previa um monotrilho elevado operado pela empresa Skyrail, da BYD. Com 23 km e 21 estações, o contrato passou por atrasos, paralisações e foi encerrado em 2023.

Em 2024, o governo lançou um novo projeto, agora com VLT de superfície. Entre as principais mudanças estão:

  • Maior extensão: 36,4 km
  • Mais estações: 34
  • Melhor integração com o metrô
  • Adequação ao traçado urbano
  • Menor impacto ambiental e visual
  • Custo total em torno de R$ 5 bilhões

A tecnologia também é considerada mais segura e viável para a região.

Lista de estações

Trecho 1 – Ilha de São João a Calçada (16,7 km)
Ilha de São João • Olindina • Paripe • Coutos • Setúbal • Periperi • Praia Grande • Escada • Itacaranha • São Brás • Plataforma • São João • União • Lobato • Viaduto Suburbana • Santa Luzia • Baixa do Fiscal • Calçada • Calçada 2 • São Joaquim • Ferry-Boat • Hospital da Marinha • Instituto do Cacau • Mercado Modelo

Trecho 2 – Paripe a Águas Claras (9,2 km)
São Luiz • Base Naval • Via Bronze • Moema • Valença • Hospital do Subúrbio • Valéria • Águas Claras (integração com metrô e nova rodoviária)

Trecho 3 – Águas Claras a Piatã (10,5 km)
Castelo Branco • Regional • Cajazeiras • Alphaville • Bairro da Paz • Solaris • Senai • Piatã • Orla

Expansões previstas

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou a ampliação do modal até o Comércio, após recuar da ideia de priorizar a expansão até Alagoinhas. Foram assinados:

  • Aditivo contratual do Lote 1 (Calçada–Comércio)
  • Lançamento do edital de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3

O governo também contratou estudos para expandir o VLT até cidades da Região Metropolitana, como Simões Filho e Candeias.

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