Líder político alerta que projeto pode gerar sombra nas praias e diminuir vento para quem vive nas faixas de trás da cidade
Liderança política e chefe de gabinete do senador Jaques Wagner, o advogado Lucas Reis chamou atenção da população para uma manobra da Prefeitura de Salvador, que atenta, mais uma vez, contra questões ambientais.
A gestão municipal enviou à Câmara, no fim de setembro, um projeto de lei de regulamentação de elevadores que, na prática, abre brecha para a construção de prédios de até 25 andares na orla, o que pode gerar sombra nas praias e redução da circulação de vento para quem vive nas faixas de trás da cidade.
“Esse projeto sobre elevadores foi enviado disfarçado de melhoria na acessibilidade, mas a verdade é que ele privilegia apenas o mercado imobiliário. As praias de Salvador estão em risco e as pessoas precisam entender a gravidade porque isso afeta a qualidade de vida delas”, explica Lucas Reis.
O texto da prefeitura traz um trecho que altera a lei atual do limite vertical dos prédios na faixa mais próxima da praia e, inclusive, dispensa construtoras de apresentarem estudos de sombreamento.
Atualmente, o PL 424/2025 está na Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final da Câmara, com relator já escolhido. O MP-BA emitiu na semana passada, dia 8/10, uma recomendação para que a casa legislativa não aprecie a pauta, já que a prefeitura contratou uma consultoria da FGV no valor de R$ 3,6 milhões para atualizar o PDDU e a Louos da cidade e que, por isso, a gestão deve aguardar o relatório do estudo antes de votar o caso.
“Quem ama essa cidade não exclui o povo das decisões e nem destrói o que ela tem de mais valioso, que é sua diversidade, sua história e suas belezas naturais”, conclui Reis.
Acompanhe Lucas Reis nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/lucasreis13_/
X: https://x.com/LucasReis13_