A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) publicou, nesta quarta-feira (3), o edital de licitação para a construção de um Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU da Cultura) em Salvador. O equipamento, financiado pelo Novo PAC e planejado pelo Ministério da Cultura dentro do programa Territórios da Cultura, será implantado no bairro de Cajazeiras, na Estrada da Paciência, próximo ao Hospital ProHope.
O espaço terá como foco atividades artísticas, culturais e de lazer voltadas a comunidades periféricas. A Conder ficará responsável pela execução da obra, enquanto a Secretaria de Cultura do Estado conduzirá a implantação dos equipamentos e a definição da forma de gestão do espaço.
Segundo o Ministério da Cultura, os CEUs são equipamentos públicos de caráter comunitário que integram espaços de expressão corporal, arte, educação, trabalho e renda, meio ambiente e diversas atividades ligadas à cultura.
Para o presidente da Conder, José Trindade, a iniciativa é resultado da parceria entre governo estadual e federal. “A implantação do CEU em Salvador é mais um fruto da parceria Bahia-Brasil, resultado do trabalho conjunto do governador Jerônimo Rodrigues com o presidente Lula, desta vez na área da cultura. Para a Conder, é uma grande honra estar à frente de mais um projeto do Novo PAC coordenado pelo ministro Rui Costa”, afirmou.
Ele destacou ainda outros investimentos feitos pelo programa federal na Bahia. “Entre obras em andamento ou em licitação, estamos fazendo contenções de encosta, macrodrenagem, novos hospitais e maternidades. Investimentos históricos que estão transformando vidas em toda a Bahia”, disse Trindade.
A unidade de Cajazeiras terá terreno de mais de 1.000 m² e área construída de cerca de 500 m². Esta é a primeira licitação do tipo no estado, mas outros 22 municípios baianos também foram contemplados pelo Novo PAC. Em todo o Brasil, já são 195 CEUs com recursos destinados. “O CEU vai fortalecer a cultura e também impulsionar o desenvolvimento econômico em Cajazeiras, onde a Conder recentemente entregou obras na área de mobilidade urbana”, completou Trindade.
Estrutura e projeto
O modelo do CEU segue padrão estabelecido pelo Ministério da Cultura, que inclui sala multiuso, biblioteca, pátio multifuncional e incubadora cultural com estações de trabalho colaborativo. Também contará com áreas administrativas, como cantina e salas de gerenciamento.
O projeto incorpora técnicas de sustentabilidade e conforto térmico, como laje ajardinada, diferentes alturas de pé-direito e sheds (aberturas no teto para iluminação e ventilação natural). Além disso, a estrutura será modular, permitindo futuras ampliações conforme a demanda da comunidade.
Licitação semi-integrada
A contratação seguirá o modelo semi-integrado: a empresa vencedora será responsável pela elaboração dos projetos executivos, dentro dos parâmetros do Ministério da Cultura. O edital prevê pontuação extra para propostas que apresentem soluções sustentáveis, como economia de água e energia elétrica, além de isolamento acústico.
A abertura das propostas está prevista para o dia 10 de novembro deste ano.