O tradicional cortejo do Dois de Julho, que celebra a Independência da Bahia, teve início na manhã desta quarta-feira (2) com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, em cerimônia realizada no Largo da Lapinha, em frente ao Pavilhão da Independência da Bahia, na capital baiana.
O ato cívico, que antecede a saída simbólica das imagens do Caboclo e da Cabocla – figuras centrais da celebração – contou com a presença de diversas autoridades. Entre os presentes, estavam o governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos, o desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto, representando o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), e o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joacy Góes.
O hasteamento das bandeiras representa o início oficial da programação do 2 de Julho, uma das datas mais importantes para os baianos, por marcar a consolidação da independência do Brasil na Bahia, em 1823, após a expulsão das tropas portuguesas.
Após o ato, o cortejo seguiu com os carros alegóricos levando o Caboclo e a Cabocla rumo à Praça Municipal, onde ocorre mais uma parada simbólica, antes da chegada ao Campo Grande – ponto final da caminhada histórica que mobiliza milhares de pessoas todos os anos.
As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Alô Juca.