A partir deste sábado, 22 de março, as linhas de ônibus 1420 (Boca da Mata x Pituba) e 1436 (Cajazeiras 11) serão definitivamente desativadas. Desde 2023, esses itinerários já vinham sendo gradualmente substituídos por rotas alternativas, operando apenas em horários reduzidos nos dias úteis, até 8h30, e sem funcionamento nos fins de semana.
Com o encerramento total dessas linhas, quatro novas opções passam a atender os passageiros da região:
✅ 1419 (Boca da Mata x Shopping da Bahia)
✅ 1468 (Cajazeiras 11 x Shopping da Bahia)
✅ 1419 (Shopping da Gente/G. Barbosa x Boca da Mata) (linha de apoio)
✅ 1468 (Estação Pituaçu x Cajazeiras 11) (linha de apoio)
Além disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que quem precisar acessar o Caminho das Árvores, Avenida Paulo VI ou Itaigara deve utilizar a integração com a linha B3 do BRT.
🔎 Um olhar histórico sobre as linhas 1420 e 1436
A linha 1420 surgiu nos anos 1980, operada pela extinta Ogunjá e depois pela ITT (Ilha Tropical/Capital). Nos anos 2010, foi administrada por outras empresas até ser incorporada ao Consórcio OT Trans. Durante mais de três décadas, esteve entre as dez linhas mais movimentadas de Salvador.
Já a linha 1436 foi criada nos anos 2000, substituindo as antigas Cajazeiras Circular (A e B) x Pituba. Inicialmente operada por Ondina e BTU, passou para o Consórcio OT Trans. Era uma das rotas mais populares de Cajazeiras, ligando o bairro à São Rafael, Paralela e Pituba.
Essa mudança marca uma nova fase no transporte coletivo da região, com o objetivo de modernizar e melhorar o deslocamento dos passageiros.
📌 Créditos: Buzu 071