A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) está promovendo a vacinação antirrábica canina e felina em áreas estratégicas da cidade, como a orla, circuitos do Carnaval, pontos turísticos e algumas regiões do Subúrbio Ferroviário. A iniciativa, que já está na segunda semana de execução, busca proteger os animais e criar uma barreira contra a disseminação da raiva.
Na última segunda-feira (13), a ação foi realizada na região da Boca do Rio, onde muitos tutores aproveitaram para imunizar seus pets. Henrique Santos, comerciante de 64 anos, levou seu cão para a vacinação e destacou a importância da campanha. “Essa ação é muito importante. É gratificante poder ver de perto esse trabalho por parte da Prefeitura. A vacinação dos animais é essencial para garantir a saúde deles e de todos nós também. A Prefeitura está de parabéns”, declarou.
A aposentada Edvania Santos, de 60 anos, também participou da campanha e reforçou a relevância da iniciativa. “É muito importante ver essa preocupação dos poderes públicos também com os animais, se empenhando na vacinação deles. Sem dúvidas, além de nós, os donos dos animais, a cidade toda sai ganhando. A saúde dos nossos pets e da população depende de ações como essa”, disse.
Programação da campanha
A vacinação, organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continuará no Distrito Sanitário Boca do Rio nesta terça-feira (14) e seguirá para as regiões de Barra/Rio Vermelho, Centro Histórico, Itapagipe e Subúrbio Ferroviário, encerrando no dia 14 de fevereiro.
Danielle Dantas, chefe do setor de raiva do CCZ, explicou o objetivo da ação. “Com o aumento da circulação de pessoas e a proximidade de grandes eventos, nosso objetivo é garantir que o calendário vacinal dos animais dessas regiões esteja sempre atualizado, prevenindo a disseminação da raiva”, afirmou.
A campanha tem como foco os animais nascidos após a vacinação realizada entre agosto e setembro de 2024, especialmente aqueles que podem ser mais expostos ao contato com turistas e outros animais durante o verão e o período carnavalesco.
Alerta sobre morcegos
Além da vacinação, Danielle Dantas alertou sobre o risco de transmissão da raiva por morcegos, pedindo atenção à população. “Caso encontre um morcego caído ou voando em horário incomum, entre em contato com o CCZ pelo telefone 156 ou (71) 3202-0984”, orientou.
A SMS reforça que a imunização de cães e gatos é gratuita e essencial para proteger não apenas os animais, mas toda a comunidade contra a raiva, uma doença que ainda representa uma ameaça à saúde pública.