Como parte das ações pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, e do movimento Julho das Pretas, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove neste sábado (19) um Dia D de atendimento especial para mulheres negras em diversas unidades de saúde da capital — com destaque para três localizadas na região de Cajazeiras.
As USFs Cajazeiras V, Cajazeiras XI e Boca da Mata estarão de portas abertas com uma programação especial voltada às necessidades das mulheres e meninas negras da comunidade, oferecendo um ambiente acolhedor e sensível às suas realidades.
De acordo com Manuela Brito, da chefia de Equidade da SMS, o Julho das Pretas é um momento para reflexão, reconhecimento e ação. “É um período marcado por reflexões e celebrações sobre as conquistas e a resistência das mulheres negras na luta contra o racismo e pela garantia de direitos”, afirmou.
📍 Serviços disponíveis nas unidades de Cajazeiras incluem:
- Testes rápidos para ISTs
- Exame preventivo (Papanicolau)
- Exame clínico das mamas
- Planejamento reprodutivo
- Imunização
- Aferição de pressão e glicemia
- Avaliação antropométrica
- Consultas médicas e de enfermagem
- Atendimento odontológico
- Inserção de DIU
- Administração de medicamentos
- Ações educativas em saúde
A ação tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde, sobretudo aquelas que não conseguem comparecer durante os dias úteis, e fortalecer o cuidado com a saúde da mulher negra nos territórios periféricos, como Cajazeiras.
A programação pode variar de acordo com cada unidade, mas todas irão manter o foco no atendimento humanizado e no combate às desigualdades raciais no acesso à saúde.