spot_img
spot_img

Estudante de Salvador aprovada em Medicina nas melhores universidades federais do Brasil

A jovem Liz Paula Souza, de 20 anos, nascida e criada na Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, conquistou uma das maiores realizações acadêmicas: a aprovação no curso de Medicina em três das melhores universidades federais do país e em uma estadual baiana. Após dois anos de dedicação ao Curso Ingressar, programa preparatório oferecido pela Prefeitura de Salvador a jovens carentes, Liz obteve uma impressionante média de 808 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com essa pontuação, ela garantiu vaga no curso mais concorrido do Brasil através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 nas universidades Federais da Bahia (UFBA), de Minas Gerais (UFMG) e Fluminense (UFF), além da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Superação e Gratidão

Desde pequena, Liz sonhava em ser médica, e o apoio do Curso Ingressar foi essencial para essa conquista. “Muito obrigada! Foi através das aulas do curso que pude estudar com eficiência. Sou verdadeiramente grata”, afirma a jovem.

A futura médica relembra os desafios enfrentados. “Tenho até um relato do meu professor dizendo que lembra de mim comprando almoço no restaurante popular a R$ 1. Nunca desisti. Essa trajetória difícil tem sido um grande testemunho de superação”, conta Liz.

Sua mãe, a auxiliar de cozinha Edileuza Soares, de 60 anos, se emociona ao relembrar a trajetória da filha. “Desde pequenina, ela falava que seria médica. E agora estamos aqui, vendo o sonho dela começar a se tornar realidade. Ainda estou sem acreditar”, relata Edileuza, que chegou a passar mal de emoção ao receber a notícia.

Escolha pela Bahia

Apesar das diversas aprovações, Liz não tem dúvidas: sua escolha é a UFBA. A jovem garantiu o 9º lugar entre os 7.627 candidatos ao curso de Medicina na instituição. Além disso, conquistou o 4º lugar na UFF, 7º na UFMG e 9º na UESB.

“Claro que vou ficar na federal da minha Bahia”, afirma com orgulho.

Impacto do Programa Ingressar

O Curso Ingressar preparou outros 1.000 jovens em 2024, e o número total de aprovações em universidades ainda está sendo contabilizado. O programa, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), é voltado para jovens de famílias cadastradas no CadÚnico e oferece aulas gratuitas com revisões e dicas estratégicas para o Enem.

Para a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, a história de Liz é um reflexo do impacto positivo da iniciativa. “Os resultados demonstram o quanto essa política pública tem mudado vidas. Liz é uma jovem periférica que conquistou uma vaga no curso mais concorrido do país. Nosso objetivo é continuar formando mais alunos carentes para que possam realizar seus sonhos”, destaca a secretária.

Com um futuro promissor pela frente, Liz Paula Souza é exemplo de determinação e resiliência, mostrando que, com esforço e suporte adequado, é possível vencer qualquer obstáculo rumo ao sucesso acadêmico e profissional.

Leia também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Siga no instagram
- Advertisement -spot_img

Últimas noticias