O antigo campo de barro da Rua Dom Ivo Lorscheiter, em Jaguaripe II, deu lugar a um moderno equipamento esportivo com gramado sintético. A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta sexta-feira (17) a Arena Jaguar, que passou por uma ampla requalificação, incluindo troca de alambrado, construção de muretas, instalação de rede de proteção e nova iluminação em LED.
A obra foi executada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e recebeu investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão. A nova estrutura conta com três luminárias e 32 projetores, o que permite a realização de atividades esportivas também no período noturno.
Com a entrega, Salvador chega ao 84º campo com gramado sintético inaugurado pela atual gestão municipal. O prefeito Bruno Reis destacou que o investimento faz parte de uma política de valorização do esporte nas comunidades.
“Ontem lancei o planejamento estratégico da cidade para os próximos quatro anos, trazendo as principais demandas e prioridades. A entrega desta arena confirma esse trabalho de escuta junto à população. Este campo com grama sintética era um sonho antigo, e estamos investindo muito no esporte. Não há no Brasil uma cidade que tenha uma política tão robusta para a área como Salvador”, afirmou o prefeito.
Para o diretor de Esportes da Sempre, Felipe Lucas, o objetivo é transformar a vida das pessoas através do esporte e da cidadania.
“O que mais me orgulha é saber que estamos levando opções esportivas para comunidades com pouco acesso a isso. Esse campo de número 84 mostra o compromisso da gestão em atrair jovens para o esporte, promovendo mais inclusão. Antes, pediam apenas para nivelar o campo de barro, mas hoje pedem grama sintética, porque sabem que a Prefeitura tem feito esse trabalho com qualidade”, destacou.
O novo espaço já está transformando a rotina dos moradores de Jaguaripe II. O estudante Lucas Trindade, de 16 anos, inscrito no programa Bolsa Atleta Salvador, comemorou a novidade.
“Este novo campo está incrível e trouxe impactos significativos tanto para a gente que é da localidade como também para os que são de fora, trazendo mais visibilidade e novas oportunidades. Antes era difícil jogar, quando chovia virava lama. Agora é outro nível”, contou o jovem.
A requalificação também fortaleceu o trabalho da Liga Desportiva Jaguar, que mantém uma escolinha com cerca de 300 crianças e adolescentes, de 7 a 20 anos, com treinos de terça a sexta-feira.
“Só temos a agradecer pela oportunidade de termos um espaço adequado para os alunos. O esporte aqui representa muito mais do que jogar bola, é um instrumento de acolhimento e prevenção, mantendo nossas crianças e jovens longe da criminalidade”, ressaltou Tia Marici, diretora do projeto.