O ex-deputado estadual Marcell Moraes, conhecido pela sua atuação em defesa dos animais, anunciou nesta terça-feira (16) que será pré-candidato ao Senado Federal em 2026 pelo Partido Renovação Democrática (PRD). O anúncio foi feito no mesmo dia em que o deputado estadual Marcinho Oliveira oficializou sua entrada na legenda e assumiu a presidência estadual do partido.
Marcell, que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2020, após condenação por campanhas irregulares nas eleições de 2018, lembrou que sua inegibilidade chega ao fim em 2026.
“A partir do prazo de eleição de 2018. Então, de 2018 para 2026, constata o prazo do dia do que eu tomei a posse aqui. Eu não estou inelegível de posse, de forma alguma, estou elegível e com vontade de mudar essa Bahia”, declarou.
Apelidado de “protetor dos animais”, Marcell Moraes destacou que pretende pautar sua candidatura em defesa da causa animal, bandeira que sempre marcou sua trajetória política. Ao avaliar suas chances na disputa, em que pode enfrentar nomes como Rui Costa, Jaques Wagner e Ângelo Coronel, ele se mostrou confiante:
“Acho que é fácil, porque é só votar um que defende gente, e outro vai votar em um que defende bicho. As pessoas vão ter a oportunidade de escolher, ‘eu voto em quem defende pessoas’ e vai ter a oportunidade também de votar nas pessoas que defendem animal”, afirmou.
Com a chegada ao PRD, partido recém-formado da fusão entre o Patriota e o PTB, Marcell Moraes se coloca novamente no cenário político baiano e já projeta sua campanha para o Senado em 2026.